Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7148
metadata.dc.type: Artigo
Title: Educação alimentar e nutricional em pré-escolares: processo importante no aumento da aceitabilidade de hortaliças
Authors: Silva, Adlla Rabelo
Abstract: Estudos têm mostrado uma transição no perfil nutricional de crianças, houve redução da prevalência de déficit de peso e, em contra partida, o aumento da prevalência de sobrepeso foi destacado. Devido a isso, surge a necessidade de ações de educação alimentar e nutricional para reverter ou estabilizar esse “quadro” epidemiológico nutricional, e também para influenciar em como os hábitos alimentares são formados na fase pré-escolar, uma vez que este é considerado o melhor momento para realizar tais ações. O objetivo deste estudo é avaliar o papel das estratégias da educação nutricional em pré-escolares para expandir a aceitabilidade de hortaliças e reduzir a neofobia alimentar infantil. Para isto, foi aplicado um questionário nos pais das cinco crianças na fase pré-escolar que compuseram a amostra para determinar a hortaliça menos aceita pelas mesmas. Em seguida, foi feita uma intervenção com atividades lúdicas, recreativas e educacionais trabalhando as hortaliças previamente determinadas. Por último, os pais avaliaram por meio de um questionário se houve ou não melhora na aceitabilidade das hortaliças. Os resultados encontrados pela pesquisa foram bem satisfatórios, quatro das cinco crianças aceitaram as hortaliças anteriormente rejeitadas. Portanto, é possível superar a neofobia alimentar infantil por meio de atividades lúdicas de educação alimentar e nutricional, o que é ainda mais eficaz quando há participação e envolvimento da família.
Keywords: Fase pré-escolar
Educação alimentar e nutricional
Atividade lúdica
Neofobia alimentar infantil
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7148
Issue Date: 2014
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21115423.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.