Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7881
metadata.dc.type: Monografia
Title: A comunicação como agente de transformação: o papel do Conselho Federal de Farmácia na orientação quanto aos medicamentos vencidos ou não utilizados
Authors: Gondim, Veruska Narikawa
Abstract: O trabalho objetiva discorrer sobre a comunicação como agente de transformação, destacando o papel do Conselho Federal de Farmácia na orientação com relação aos medicamentos vencidos ou não utilizados. Nesse sentido, o principal objetivo desse estudo é usar a comunicação do Conselho acerca da destinação correta de medicamentos vencidos ou sem utilização, e avaliar as estratégias de comunicação possíveis a fim de orientar o descarte correto para farmacêuticos e a população em geral. Desse modo, sabe-se que a destinação indevida da sobra de medicamentos não utilizados ou vencidos causa acidentes domésticos, intoxicações e danos ambientais, até mesmo por meio da embalagem. A contaminação do solo e, mais profundamente, do lençol freático, por produtos químicos derivados dos medicamentos descartados aumenta o número de problemas de saúde das pessoas e degrada o meio ambiente. Por isso, é importante um trabalho de conscientização e orientação das pessoas com relação à esses medicamentos. Como resultado tem-se que o Conselho Federal de Farmácia tem a pretensão de traçar um plano de ação em comunicação de maneira integrada com vistas à promoção do descarte correto dos medicamentos. Tal Plano tem a pretensão de levar informação de modo eficiente aos farmacêuticos e a população, prevendo, além disso, ações de sustentabilidade.
Keywords: Comunicação
Conselho Federal de Farmácia
Problema de saúde
Meio ambiente
Sustentabilidade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7881
Issue Date: 2012
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50907000.pdf474,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.