Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13467
metadata.dc.type: TCC
Title: Mapeamento da venda de produtos orgânicos em Águas Claras-DF e identificação do perfil dos consumidores de orgânicos da região
Authors: Brignol, Andressa Rodrigues
metadata.dc.identifier.orientador: Gouveia, Priscila Farage
Abstract: O presente trabalho buscou mapear os locais de comercialização de produtos orgânicos em Águas Claras (AC) - Distrito Federal, e avaliar o perfil dos consumidores de orgânicos da região. Para efetuar o mapeamento, foram considerados apenas comércios situados fixamente em AC. A pesquisa de campo foi dividida em duas regiões geográficas da cidade: bairros Norte e Sul, cujas buscas transcorreram em datas diferentes. Todos os pontos de vendas identificados em ambas as localidades da cidade foram descritos em tabela. Para a avaliação do perfil dos consumidores, foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos e relativos ao consumo de orgânicos. A coleta desses dados foi efetuada em cinco pontos de venda, com uma amostra de 10 indivíduos por local, totalizando uma amostra de 50 indivíduos. O mapeamento apontou a existência de 17 locais na cidade, e a amostra do público caracterizou-se por ser majoritariamente composta pelo sexo feminino (76%), na faixa de idade de 31 a 40 anos (36%), que residem em AC (80%). A renda da maioria dos consumidores revelou-se ser acima de 12 salários mínimos. Quanto ao perfil de consumo, identificou-se que os alimentos mais comprados são hortaliças, frutas e ovos. A principal barreira para o consumo de orgânicos, segundo os entrevistados, é o alto preço destes em relação aos convencionais. Já o principal motivo para a compra desses produtos é a melhora na qualidade de vida, seguida da não utilização de agrotóxicos para a produção desses gêneros. Conclui-se que a região administrativa de AC possui uma boa oferta de produtos orgânicos na região, sendo seus principais consumidores residentes da cidade, majoritariamente de alto poder aquisitivo, que buscam melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Keywords: Alimento orgânico
Mapeamento geográfico
Consumo de alimento
Segurança alimentar e nutricional
Consumidor
Citation: BRIGNOL, Andressa Rodrigues. Mapeamento da venda de produtos orgânicos em Águas Claras-DF e identificação do perfil dos consumidores de orgânicos da região. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13467
Issue Date: 2019
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21600273.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.