Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13473
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência da educação alimentar e nutricional no hábito alimentar de crianças de uma organização não governamental do DF
Authors: Bechepeche, Jéssica Bernardes Cabral
metadata.dc.identifier.orientador: Castro, Maína Ribeiro Pereira
Abstract: Introdução: Atualmente as práticas educativas sobre alimentação têm sido valorizadas e bastante reproduzidas devido ao grande aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. No entanto se entende que a formação de hábitos saudáveis se inicia na infância, onde irão se desenvolver preferências e rejeições alimentares, sendo a criança influenciada por fatores fisiológicos, econômicos, psicológicos e socioculturais. Objetivo: Avaliar a influência da educação alimentar e nutricional no hábito alimentar de crianças. Metodologia: A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental do 3º setor de Brasília-DF, com sete crianças, com idades de 3 a 6 anos de ambos os sexos, o estudo foi baseado no arco de Maguerez, que possui cinco etapas sendo elas: observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade. Para a realização das etapas foram coletados dados antropométricos e pessoais dos avaliados e desenvolvidas práticas educativas sobre alimentação saudável voltadas às crianças. Resultado: Em relação aos dados antropométricos analisados dos avaliados, 86% das crianças estão com a estatura adequada para idade e 14% estão com baixa estatura para idade, 57% estão com peso adequado para idade, 14% baixo peso para idade e 29% com peso elevado para idade, 86% das crianças estão eutróficas em relação peso por estatura e 14% estão com risco de sobrepeso. Após as atividades de reconhecimento dos alimentos foi analisada a influência da educação alimentar e nutricional, onde pode ser observado que a influência foi efetiva, pois as crianças puderam reconhecer outros alimentos além dos que elas já conheciam. Conclusão: As atividades realizadas mostraram ser eficazes para influenciar o hábito alimentar das crianças.
Keywords: Educação alimentar e nutricional
Alimentação saudável
Hábito alimentar
Citation: BECHEPECHE, Jéssica Bernardes Cabral. A influência da educação alimentar e nutricional no hábito alimentar de crianças de uma organização não governamental do DF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13473
Issue Date: 2019
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21601376.pdf873.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.