Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14067
metadata.dc.type: TCC
Title: Legitimidade passiva autônoma dos dirigentes de ONGs nas ações de improbidade: a jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais
Authors: Vieira, Rafael Henrique
metadata.dc.identifier.orientador: Peixoto, Maurício Muriack de Fernandes e
Abstract: O presente estudo tem por objetivo mapear a jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais quanto à possibilidade de os dirigentes de ONGs e outros que se enquadrem no conceito de agente público lato sensu/particular equiparado figurarem, isoladamente, no polo passivo das ações de improbidade. A primeira parte da pesquisa buscou o maior número de decisões sobre o assunto com o propósito de mapear o posicionamento de cada um dos TRFs. A segunda parte consistiu na análise de decisões destacadas para entender os fundamentos adotados para reconhecer ou afastar a legitimidade passiva autônoma dos dirigentes de ONGs e particulares equiparados. A pesquisa revelou que não há entendimento pacificado e que há decisões conflitantes até mesmo entre os órgãos fracionários de um mesmo Tribunal. Foi identificada uma lacuna a ser preenchida pelo Poder Legislativo ou pelos Tribunais Superiores.
Keywords: Improbidade administrativa
Legitimidade passiva autônoma
Dirigente
ONG
Jurisprudência
Tribunais Federais
Lei nº 8.429/92
Malversação de recursos públicos
Citation: VIEIRA, Rafael Henrique. Legitimidade passiva autônoma dos dirigentes de ONGs nas ações de improbidade: a jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14067
Issue Date: 27-Sep-2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21504879.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.