v. 2, n. 2, 1º sem. 2020 : [36] Collection home page

ISSN:

Editorial

A publicação do Caderno Temático do Estudante de Psicologia tem como principal objetivo incentivar os estudantes a se engajarem na atividade acadêmica, além de possibilitar a divulgação de bons trabalhos produzidos no Curso de graduação de Psicologia do UniCEUB. Trata-se, na verdade, de uma espécie de coroamento dos esforços e dedicação dos alunos a diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no decorrer do seu curso de graduação. O currículo do curso de Psicologia do UniCEUB contempla, ao longo de todo o percurso do estudante, um núcleo de várias disciplinas voltadas para sua iniciação à atividade de pesquisa. Logo nos primeiros semestres, ele tem a oportunidade de matricular-se na primeira delas, que tem como objetivo proporcionar-lhe condições para que compreenda e distinga a natureza da pesquisa qualitativa e da quantitativa, em Psicologia, ao tempo em que também é iniciado na atividade de elaborar um projeto de pesquisa. Num semestre seguinte, ele terá a oportunidade de se vincular a um projeto de pesquisa de um professor-pesquisador, que também é professor do Mestrado em Psicologia nessa IES, e executar todas as etapas da pesquisa. Ao final deste componente curricular, espera-se que entregue um relatório completo da investigação que conduziu. Seguindo, o estudante terá também a oportunidade de redigir um artigo sobre a pesquisa que realizou, sob a orientação desse mesmo professor. Assim, no decorrer de todo o curso, ele passa pelo que, comumente, é chamado de iniciação científica. Ou seja, no curso de Psicologia do UniCEUB, a iniciação científica está incorporada ao próprio currículo e é destinada a todos os estudantes. Ao chegar no último ano do curso, o estudante deverá redigir e defender uma monografia. Para tanto, no decorrer de dois períodos letivos, contará com a orientação e supervisão de um professor que o acompanhará desde a elaboração do projeto de pesquisa até sua execução, que culmina com a apresentação da monografia a uma banca de avaliadores. Como é de se esperar, em todo o percurso de iniciação e preparação dos estudantes para a atividade de pesquisa, há sempre aqueles que se destacam por seu desempenho, esforço e dedicação. Para que esse esforço e dedicação não se percam no vazio e adquiram um sentido maior para os estudantes, a Coordenação do Curso de Psicologia do UniCEUB teve a iniciativa de criar o Caderno Temático do Estudante de Psicologia. Cada caderno temático é organizado e editado pelo professor ou professores responsáveis pela orientação dos trabalhos dos estudantes, a quem cabe fazer a apresentação da edição e discorrer brevemente sobre a importância do tema tratado. O Caderno não terá uma periodicidade regular, pois depende da possibilidade de haver trabalhos suficientes para compor uma unidade temática. Ao mesmo tempo, num mesmo semestre poderá ser publicado mais de um Caderno temático, visto que há vários professores que orientam as diversas atividades de iniciação científica num mesmo semestre. Além disso, os professores organizadores poderão também incluir trabalhos de seus estudantes do Curso de Mestrado em Psicologia do UniCEUB. Com essa iniciativa, esperamos incentivar os estudantes a dedicarem-se à atividade acadêmica ou, talvez, melhor dizendo, trata-se, na verdade, de um convite a todos que desejarem participar e colaborar para o aprimoramento do Curso de Psicologia do UniCEUB

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Diretora da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES: Dalva Guimarães dos Reis
  • Coordenadora do curso de Psicologia: Simone Roballo
  • Ingrid Lilian Fuhr
  • Revisores: Eric Alberto Lima de Oliveira e Janine de Fátima Mundim Neto

 

Endereço e contatos

Biblioteca Reitor João Herculino

SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

Cep 70790-075 Brasília-DF

Fone: 61 3966-1349

E-mail:biblioteca@uniceub.br


APRESENTAÇÃO

Ingrid Lilian Fuhr



SEÇÃO 1 - Ensaios sobre o processo de escolarização da sociedade contemporânea



Revisões acerca dos atuais modelos de avaliação da educação brasileira: breves considerações

Autor: Almir Neto



Processo de escolarização brasileiro e preparo para o debate democrático

Autora: Amanda Lemos



A formação do psicólogo e o pensamento crítico

Autora: Ana Beatriz Milhomem Lot



A instrução e o pensar autônomo

Autora: Andressa Alves De Sousa



A instituição escolar e seu papel na formação do pensamento crítico dos alunos

Autora: Bruna Fernanda Michelacci Meirelles



A supervalorização do sistema escolar

Autora: Camila De Oliveira Bicalho



A educação e a supervalorização da certificação profissional

Autora: Camila Soares Simões



COVID-19 e o depósito on-line de conteúdo: a escola certifica a sua crise

Autora: Carmen Lúcia Melo de Souza



Militarização das escolas: uma resposta autoritária ao fracasso do modelo educacional brasileiro

Autora: Caroline Alves Sampaio



Renúncia por uma educação libertadora: uma questão de opção pessoal?

Autora: Célia Martins da Mota Fonseca



A escola e os processos de exclusão

Autora: Dayana Agar Costa Garcia



Precarização escolar e o indivíduo na sociedade

Autor: Diego Cassettari



(Con)formação escolar

Autora: Fernanda de Melo Meireles



A “neutralidade” educacional e o programa escola sem partido

Autor: Hugo Ramos Xavier Régis



A exclusão social e a educação na pós-pandemia

Autora: Íris Maria De Oliveira Formiga



Ensino a distância: entre a qualidade do processo de aprendizagem e a urgência da implementação do método

Autora: Isabela de Oliveira



Pais e mestres nas escolas brasileiras: a visão de um cidadão

Autor: Ivan Silva



A lógica da escolarização e suas implicações em outros tipos de saberes

Autora: Larissa Iamada



O rompimento com a cultura do vestibular e a busca da autonomia do estudante

Autora: Laura Helena Guimarães e Guimarães



COVID-19, ensino remoto emergencial e a democratização do acesso à educação no Brasil

Autor: Lucas Gomes Faria



Reflexões sobre as implicações da educação bancária

Autora: Marisa Batista De Jesus



Escola e desigualdade

Autor: Matheus de Loiola Guedes



Percepções sobre a escola na atualidade: a perpetuação das violências no Brasil

Autora: Mila Macedo Veríssimo



Os impactos da cultura neoliberal na educação Brasileira

Autora: Pâmela De Castro Nogueira



Educação como ferramenta de manutenção da desigualdade social

Autora: Paula De Avelar Andrade Guimarães



Uma discussão acerca da capitalização do ensino

Autora: Paula de Souza Dias Ricart



As implicação dos alunos no processo formativo

Autor: Paulo Vitor Jasckstet



Diálogo da tecnologia e da desigualdade social nas escolas em tempo de pandemia

Autora: Rafaela Costa Piquet



A contribuição da escola na lógica da exclusão

Autora: Rafaella Rocha De Carvalho



Ensino institucionalizado e desigualdades sociais: enlaces e desenlaces

Autora: Sandra Maria de Carvalho Amaral



O uso intenso de tecnologias na pandemia e o acirramento da desigualdade social

Autora: Talitha Serra Ferreira Batista



A lógica da escolarização em tempos de pandemia: educação libertadora ou bancária

Autora: Valéria Teixeira Poyares



Implicações da comercialização do conhecimento, a partir do ensino padronizado, na singularidade do aluno

Autora: Victoria Teixeira Riether



A escola e a desigualdade social

Autora: Vitória Mota de Oliveira



SEÇÃO 2 - Resenha



Resenha - Educação Escolar: Foco na criança ou deformação de imagens?

Autor: João Pedro de Assumpção Diniz



Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 36
Issue DateTitleAuthor(s)Type
2020Resenha-Artigo
2020Apresentação-Artigo
22-Sep-2020O uso intenso de tecnologias na pandemia e o acirramento da desigualdade social-Artigo
22-Sep-2020As implicação dos alunos no processo formativo-Artigo
22-Sep-2020Educação como ferramenta de manutenção da desigualdade social-Artigo
22-Sep-2020Uma discussão acerca da capitalização do ensino-Artigo
22-Sep-2020Os impactos da cultura neoliberal na educação Brasileira-Artigo
22-Sep-2020Diálogo da tecnologia e da desigualdade social nas escolas em tempo de pandemia-Artigo
22-Sep-2020A contribuição da escola na lógica da exclusão-Artigo
22-Sep-2020Ensino institucionalizado e desigualdades sociais: enlaces e desenlaces-Artigo
22-Sep-2020A formação do psicólogo e o pensamento crítico-Artigo
22-Sep-2020Processo de escolarização brasileiro e preparo para o debate democrático-Artigo
23-Sep-2020A escola e a desigualdade social-Artigo
23-Sep-2020Implicações da comercialização do conhecimento, a partir do ensino padronizado, na singularidade do aluno-Artigo
23-Sep-2020A lógica da escolarização em tempos de pandemia: educação libertadora ou bancária-Artigo
23-Sep-2020Precarização escolar e o indivíduo na sociedade-Artigo
23-Sep-2020A escola e os processos de exclusão-Artigo
23-Sep-2020Renúncia por uma educação libertadora: uma questão de opção pessoal?-Artigo
23-Sep-2020Militarização das escolas: uma resposta autoritária ao fracasso do modelo educacional brasileiro-Artigo
23-Sep-2020Covid-19 e o depósito on-line de conteúdo: a escola certifica a sua crise-Artigo
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 36