v. 2, n. 2, 1º sem. 2020 : [36] Collection home page

ISSN:

Editorial

A publicação do Caderno Temático do Estudante de Psicologia tem como principal objetivo incentivar os estudantes a se engajarem na atividade acadêmica, além de possibilitar a divulgação de bons trabalhos produzidos no Curso de graduação de Psicologia do UniCEUB. Trata-se, na verdade, de uma espécie de coroamento dos esforços e dedicação dos alunos a diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no decorrer do seu curso de graduação. O currículo do curso de Psicologia do UniCEUB contempla, ao longo de todo o percurso do estudante, um núcleo de várias disciplinas voltadas para sua iniciação à atividade de pesquisa. Logo nos primeiros semestres, ele tem a oportunidade de matricular-se na primeira delas, que tem como objetivo proporcionar-lhe condições para que compreenda e distinga a natureza da pesquisa qualitativa e da quantitativa, em Psicologia, ao tempo em que também é iniciado na atividade de elaborar um projeto de pesquisa. Num semestre seguinte, ele terá a oportunidade de se vincular a um projeto de pesquisa de um professor-pesquisador, que também é professor do Mestrado em Psicologia nessa IES, e executar todas as etapas da pesquisa. Ao final deste componente curricular, espera-se que entregue um relatório completo da investigação que conduziu. Seguindo, o estudante terá também a oportunidade de redigir um artigo sobre a pesquisa que realizou, sob a orientação desse mesmo professor. Assim, no decorrer de todo o curso, ele passa pelo que, comumente, é chamado de iniciação científica. Ou seja, no curso de Psicologia do UniCEUB, a iniciação científica está incorporada ao próprio currículo e é destinada a todos os estudantes. Ao chegar no último ano do curso, o estudante deverá redigir e defender uma monografia. Para tanto, no decorrer de dois períodos letivos, contará com a orientação e supervisão de um professor que o acompanhará desde a elaboração do projeto de pesquisa até sua execução, que culmina com a apresentação da monografia a uma banca de avaliadores. Como é de se esperar, em todo o percurso de iniciação e preparação dos estudantes para a atividade de pesquisa, há sempre aqueles que se destacam por seu desempenho, esforço e dedicação. Para que esse esforço e dedicação não se percam no vazio e adquiram um sentido maior para os estudantes, a Coordenação do Curso de Psicologia do UniCEUB teve a iniciativa de criar o Caderno Temático do Estudante de Psicologia. Cada caderno temático é organizado e editado pelo professor ou professores responsáveis pela orientação dos trabalhos dos estudantes, a quem cabe fazer a apresentação da edição e discorrer brevemente sobre a importância do tema tratado. O Caderno não terá uma periodicidade regular, pois depende da possibilidade de haver trabalhos suficientes para compor uma unidade temática. Ao mesmo tempo, num mesmo semestre poderá ser publicado mais de um Caderno temático, visto que há vários professores que orientam as diversas atividades de iniciação científica num mesmo semestre. Além disso, os professores organizadores poderão também incluir trabalhos de seus estudantes do Curso de Mestrado em Psicologia do UniCEUB. Com essa iniciativa, esperamos incentivar os estudantes a dedicarem-se à atividade acadêmica ou, talvez, melhor dizendo, trata-se, na verdade, de um convite a todos que desejarem participar e colaborar para o aprimoramento do Curso de Psicologia do UniCEUB.

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Diretora da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES: Dalva Guimarães dos Reis
  • Coordenadora do curso de Psicologia: Simone Roballo
  • Elizabeth Tunes
  • Organização

  • Ingrid Lilian Fuhr
  • Revisão

  • Eric Alberto Lima de Oliveira
  • Janine de Fátima Mundim Neto
  •  

    Endereço e contatos

    Biblioteca Reitor João Herculino

    SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

    Cep 70790-075 Brasília-DF

    Fone: 61 3966-1349

    E-mail:biblioteca@uniceub.br

    
    

    APRESENTAÇÃO

    Ingrid Lilian Fuhr



    SEÇÃO 1 - Ensaios sobre o processo de escolarização da sociedade contemporânea



    Revisões acerca dos atuais modelos de avaliação da educação brasileira: breves considerações

    Autor: Almir Neto



    Processo de escolarização brasileiro e preparo para o debate democrático

    Autora: Amanda Lemos



    A formação do psicólogo e o pensamento crítico

    Autora: Ana Beatriz Milhomem Lot



    A instrução e o pensar autônomo

    Autora: Andressa Alves De Sousa



    A instituição escolar e seu papel na formação do pensamento crítico dos alunos

    Autora: Bruna Fernanda Michelacci Meirelles



    A supervalorização do sistema escolar

    Autora: Camila De Oliveira Bicalho



    A educação e a supervalorização da certificação profissional

    Autora: Camila Soares Simões



    COVID-19 e o depósito on-line de conteúdo: a escola certifica a sua crise

    Autora: Carmen Lúcia Melo de Souza



    Militarização das escolas: uma resposta autoritária ao fracasso do modelo educacional brasileiro

    Autora: Caroline Alves Sampaio



    Renúncia por uma educação libertadora: uma questão de opção pessoal?

    Autora: Célia Martins da Mota Fonseca



    A escola e os processos de exclusão

    Autora: Dayana Agar Costa Garcia



    Precarização escolar e o indivíduo na sociedade

    Autor: Diego Cassettari



    (Con)formação escolar

    Autora: Fernanda de Melo Meireles



    A “neutralidade” educacional e o programa escola sem partido

    Autor: Hugo Ramos Xavier Régis



    A exclusão social e a educação na pós-pandemia

    Autora: Íris Maria De Oliveira Formiga



    Ensino a distância: entre a qualidade do processo de aprendizagem e a urgência da implementação do método

    Autora: Isabela de Oliveira



    Pais e mestres nas escolas brasileiras: a visão de um cidadão

    Autor: Ivan Silva



    A lógica da escolarização e suas implicações em outros tipos de saberes

    Autora: Larissa Iamada



    O rompimento com a cultura do vestibular e a busca da autonomia do estudante

    Autora: Laura Helena Guimarães e Guimarães



    COVID-19, ensino remoto emergencial e a democratização do acesso à educação no Brasil

    Autor: Lucas Gomes Faria



    Reflexões sobre as implicações da educação bancária

    Autora: Marisa Batista De Jesus



    Escola e desigualdade

    Autor: Matheus de Loiola Guedes



    Percepções sobre a escola na atualidade: a perpetuação das violências no Brasil

    Autora: Mila Macedo Veríssimo



    Os impactos da cultura neoliberal na educação Brasileira

    Autora: Pâmela De Castro Nogueira



    Educação como ferramenta de manutenção da desigualdade social

    Autora: Paula De Avelar Andrade Guimarães



    Uma discussão acerca da capitalização do ensino

    Autora: Paula de Souza Dias Ricart



    As implicação dos alunos no processo formativo

    Autor: Paulo Vitor Jasckstet



    Diálogo da tecnologia e da desigualdade social nas escolas em tempo de pandemia

    Autora: Rafaela Costa Piquet



    A contribuição da escola na lógica da exclusão

    Autora: Rafaella Rocha De Carvalho



    Ensino institucionalizado e desigualdades sociais: enlaces e desenlaces

    Autora: Sandra Maria de Carvalho Amaral



    O uso intenso de tecnologias na pandemia e o acirramento da desigualdade social

    Autora: Talitha Serra Ferreira Batista



    A lógica da escolarização em tempos de pandemia: educação libertadora ou bancária

    Autora: Valéria Teixeira Poyares



    Implicações da comercialização do conhecimento, a partir do ensino padronizado, na singularidade do aluno

    Autora: Victoria Teixeira Riether



    A escola e a desigualdade social

    Autora: Vitória Mota de Oliveira



    SEÇÃO 2 - Resenha



    Resenha - Educação Escolar: Foco na criança ou deformação de imagens?

    Autor: João Pedro de Assumpção Diniz



    Browse
    Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
    Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 36
    Issue DateTitleAuthor(s)Type
    2020Resenha-Artigo
    2020Apresentação-Artigo
    22-Sep-2020O uso intenso de tecnologias na pandemia e o acirramento da desigualdade social-Artigo
    22-Sep-2020As implicação dos alunos no processo formativo-Artigo
    22-Sep-2020Educação como ferramenta de manutenção da desigualdade social-Artigo
    22-Sep-2020Uma discussão acerca da capitalização do ensino-Artigo
    22-Sep-2020Os impactos da cultura neoliberal na educação Brasileira-Artigo
    22-Sep-2020Diálogo da tecnologia e da desigualdade social nas escolas em tempo de pandemia-Artigo
    22-Sep-2020A contribuição da escola na lógica da exclusão-Artigo
    22-Sep-2020Ensino institucionalizado e desigualdades sociais: enlaces e desenlaces-Artigo
    22-Sep-2020A formação do psicólogo e o pensamento crítico-Artigo
    22-Sep-2020Processo de escolarização brasileiro e preparo para o debate democrático-Artigo
    23-Sep-2020A escola e a desigualdade social-Artigo
    23-Sep-2020Implicações da comercialização do conhecimento, a partir do ensino padronizado, na singularidade do aluno-Artigo
    23-Sep-2020A lógica da escolarização em tempos de pandemia: educação libertadora ou bancária-Artigo
    23-Sep-2020Precarização escolar e o indivíduo na sociedade-Artigo
    23-Sep-2020A escola e os processos de exclusão-Artigo
    23-Sep-2020Renúncia por uma educação libertadora: uma questão de opção pessoal?-Artigo
    23-Sep-2020Militarização das escolas: uma resposta autoritária ao fracasso do modelo educacional brasileiro-Artigo
    23-Sep-2020Covid-19 e o depósito on-line de conteúdo: a escola certifica a sua crise-Artigo
    Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 36