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metadata.dc.type: TCC
Title: Distúrbios de imagem corporal causados pelas mídias sociais durante a pandemia em jovens adultos
Authors: Barros, Luan Buralli da Costa
Pontes, Thays Gonçalves
Silva, Maria Cláudia da
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela de Araujo Medeiros Dias
Abstract: Introdução: No início da fase adulta, as cobranças referentes à aparência física e estética se tornam ainda mais recorrentes, podendo contribuir para os desejos de mudanças corporais. Frente à insatisfação corporal, comumente observada nessa fase, há um aumento acerca de pesquisas para emagrecimento rápido e fácil que muitas vezes são prejudiciais à saúde do indivíduo e com isso, os Transtornos Alimentares se tornam cada ano mais prevalentes. Durante a pandemia do novo coronavírus, a escassez de informações e pesquisas feitas sobre o tema foi somada ao choque social causado pela reclusão generalizada, os índices de ansiedade, depressão e insatisfação corporal aumentaram significativamente. Um fator importante para a contribuição do aumento desta prevalência, é o uso excessivo das mídias sociais por todas as faixas etárias. Objetivo: Avaliar distúrbios de imagem corporal causados pelas mídias sociais em jovens adultos, de 18 a 26 anos, durante a pandemia do novo coronavírus. Metodologia: Foi enviado um formulário digital do Google Formulários para os participantes (jovens adultos de 18 a 26 anos) por meio das plataformas sociais Instagram e Whatsapp. A avaliação dos dados foi feita posteriormente com auxílio da plataforma Google Planilhas para a montagem das tabelas com os resultados encontrados. A coleta de dados possibilitou verificar resultados de IMC, insatisfação corporal e uso de mídias sociais. Resultados: Foi observado que os jovens que passam mais tempo nas redes sociais relataram ser mais influenciados apresentando uma média de influência (0 a 10) de 9.5 (± 1.49) para a utilização maior que 7 horas nas redes; média de 8.06 (± 2.46) para utilização de 4 a 7 horas nas rede; média de 7.27 (± 2.56) para utilização de 1 a 4 horas nas redes e um dos participantes relatou não fazer uso das redes sociais (0,9%) o que indica uma maior insatisfação corporal conforme a quantidade de horas passadas nas mídias sociais, mostrando também que eles tendem a selecionar imagens mais ‘magras’ quanto maior o tempo nas mídias como demonstrado na Tabela 3; Conclusão: Foi possível determinar que as redes sociais tem grande impacto frente a imagem corporal de forma negativa e atualmente isso tende a desencadear sensações de insegurança e insatisfação para com o corpo. A partir dos resultados foi visto que 72.7% (n = 80) dos participantes têm medo de ficar gordo e sentem vergonha do próprio corpo. Diante do exposto, viu-se um importante fator de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares acerca dos distúrbios de imagem.
Keywords: Imagem corporal
Insatisfação corporal
Jovens adultos
Mídias sociais
Transtornos da alimentação
Ingestão de alimentos
Covid-19
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15337
Issue Date: 2021
Appears in Collections:NUT - Graduação

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