Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16884
metadata.dc.type: TCC
Title: A educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativa
Authors: Meyer, Isabela Timo
metadata.dc.identifier.orientador: Maria Eleusa Montenegro
Abstract: A Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva permitem ao indivíduo construir sua identidade social e exercer a cidadania mediante conhecimentos acerca da conservação e preservação do meio ambiente. O presente trabalho teve por finalidade conhecer a Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva nos zoológicos de Brasília, Goiânia, Manaus, São Paulo, Salvador e Gramado, principais zoológicos de cada região brasileira. Para tanto, a pesquisa documental explorou os sites oficiais desses zoológicos. O trabalho procurou, também, conhecer mais detalhadamente a Educação Ambiental Inclusiva, mediante pesquisas de campo (questionário e observação com registro fotográfico) nos zoológicos de Brasília e de Goiânia, os maiores da Região Centro-Oeste. Concluiu-se que a Educação Ambiental aparenta ser um elemento central e essencial nesses zoológicos, buscando e permitindo o envolvimento do público em questões ambientais. Ademais, levantou-se que somente os sites dos zoológicos de Brasília, São Paulo e de Salvador apresentaram informações explícitas sobre Educação Ambiental Inclusiva. Com a pesquisa de campo realizada em Brasília e de Goiânia, é possível inferir que há interesse dos dois zoológicos em expandir a Educação Ambiental Inclusiva. Entretanto, essa expansão depende de investimentos em acessibilidade e infraestrutura que permitam dotar os ambientes de tecnologias e metodologias inclusivas, bem como de parcerias com instituições de ensino. Por fim, acredita-se que este estudo produziu resultados e reflexões interessantes acerca da promoção da Educação Ambiental e da Educação Ambiental Inclusiva em um jardim zoológico. Sugere-se, assim, a realização de mais pesquisas nessa área, devido à sua importância social e ambiental, considerando a carência de artigos e publicações sobre esses assuntos específicos.
Keywords: Educação ambiental
Educação ambiental inclusiva
Zoológicos
Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Citation: MEYER, Isabela Timo. A educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16884
Issue Date: 2021
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21801908.pdf704.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.