Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17420
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de Aprendizagem Específicas e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias de intervenção psicopedagógica
Authors: Morais, Vanessa do Nascimento
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Gabriella de Oliveira Sardinha
Abstract: Neste trabalho, o objetivo é estudar e aprofundar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e abordar as Dificuldades de Aprendizagem Específica (DAEs), além de buscar estratégias de Intervenção Psicopedagógica. Observa-se que o Transtorno do Espectro Autista é de grande complexidade, e por esse motivo há uma necessidade significativa de ampliar o conhecimento sobre as DAEs no contexto do TEA, fornecendo meios e estratégias efetivas de intervenção psicopedagógica. Com a identificação e abordagem precoce das dificuldades, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais adequado, contribuindo para a autonomia e qualidade de vida das pessoas com TEA. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de análise bibliográfica, na qual os autores discutem os pontos apresentados. A observação do objeto de estudo identifica que os meios de intervenção psicopedagógica surgem eficazmente para o desenvolvimento das crianças com TEA. Além disso, fatores como empatia também desempenham um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
TEA
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Psicopedagogia
DAEs
Citation: MORAIS, Vanessa do Nascimento. Dificuldades de Aprendizagem Específicas e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias de intervenção psicopedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17420
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72000852.pdf253.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.